Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/139
Título: ENSAIO SOBRE O BALLET URBANO: A ESPETACULARIZAÇÃO EM CIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Autor(es): NUNES, LARA FRANCISCO
Orientador(es): Carvalho, Tatiana Ribeiro de
Palavras-chave: Espetáculo Urbano;Espaço Construído;Ballet Urbano;Arquiteto e Urbanista
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: De natureza dinâmica e complexa, as cidades compreendem a conformação de inúmeros cenários que foram se sobrepondo na malha urbana ao longo dos anos. Este espaço é formado de inúmeros significados que refletem a sociedade de cada época e abarca vários fatores que envolvem a atividade humana no espaço urbano. Ao oferecer suporte espacial à esta atividade nas cidades, o espaço urbano construído permite o surgimento de dinâmicas locais – as apropriações humanas - conhecidas também de “corpografias”, que consistem nas grafias realizada pelas pessoas no espaço urbano. Tais grafias oferecem a cada minuto um espetáculo diferente. Ao Arquiteto e Urbanista, cabe projetar o espaço e garantir que as dinâmicas advindas do arranjo espacial - o projeto urbano - sejam harmônicas, inclusivas e equilibradas pois, tal qual um coreógrafo que organiza “os movimentos”, o profissional atua como agente criador, gestor e intermediador das relações entre a população e espaço. O arquiteto antevê o futuro inexistente sendo o principal articulador dos cenários futuros dos espaços urbanos. A presente pesquisa investiga cenários e espetáculos urbanos de duas cidades: Bauru e Macatuba, no intuito de analisar a qualidade dos cenários das mesmas e registrar as corpografias realizadas em cada um deles, de modo a utilizar tais dados enquanto ferramenta de projeto para apontar futuras propostas e intervenções no espaço construído e retratar a importância do profissional Arquiteto e Urbanista para o planejamento urbano nas cidades, já que estes são praticamente inexistentes na maioria delas. Para isso, o estudo conta com pesquisas exploratórias de diversos meios, levantamento bibliográfico, documental, internet e visitas in loco em ambas as cidades destacadas.
Descrição: Monografia do projeto de pesquisa de Iniciação Científica do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentado a Pró-Reitoria Acadêmica do IASCJ - Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO. Orientadora: Prof.ª M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/139
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSAIO SOBRE O BALLET URBANO.pdfIniciação Cientifica1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.