Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Patricia Fasseira-
dc.contributor.authorCortese, Bruno Jesus-
dc.date.accessioned2023-03-10T17:56:04Z-
dc.date.available2023-03-10T17:56:04Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1368-
dc.descriptionMonografia (Iniciação Científica em Matemática) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractO uso das Tecnologias Digitais (TD) tem se destacado nos últimos anos como uma metodologia de ensino para várias áreas da Educação, muito por conta dos “nativos digitais” que os professores têm se deparado em suas salas de aulas, alunos que gastam muito tempo de suas vidas acessando eletrônicos e a internet, com telas interativas, integradas e dinâmicas, chamando a atenção de seus estudantes. Diante dessa facilidade de acesso, vários sites, aplicativos e milhares de videoaulas são disponibilizadas a cada instante na internet, e um software que vem se destacando por ter estas características multiplataformas é o GeoGebra, que é gratuito e tem como características importantes os gráficos e tabelas interligados de forma dinâmica, ferramentas de produção de aplicativos interativos em páginas da WEB. Diante do exposto, constitui-se como objetivo geral deste pesquisa analisar, através de um levantamento bibliográfico, pesquisas científicas sobre a utilização do GeoGebra em aulas de Matemática. Para tanto, foi necessário a) Descrever os recursos do GeoGebra utilizados explorados nas pesquisas; b) Identificar as discussões dos conteúdos matemáticos trabalhados nas publicações; c) Buscar possíveis aplicabilidades dos recursos do GeoGebra e conteúdos matemáticos. A pesquisa foi de caráter bibliográfica e descritiva, sendo que seu desenvolvimento foi previsto em quatro etapas: 1ª Pesquisa em banco de teses e dissertações; 2ª Organizar os recursos e conteúdos encontrados; 3ª Descrever os recursos e conteúdos encontrados; 4ª Apontar possíveis vertentes de aplicabilidades para o GeoGebra em conteúdos matemáticos. Destacamos que os recursos mais utilizadas nas pesquisas foram as janelas de álgebra e de visualização, os conteúdos mais explorados foram os de geometria. Nossa pesquisa teve como base as quatro fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática estudados por Borba, Silva e Gadanidis (2014).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleTecnologias Digitais na Educação Matemática: Possibilidades de utilização do software GeoGebrapt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias Digitais na Educação Matemática.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica716,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.