Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSaranholi, Taís Lopes-
dc.contributor.authorSilvério, Ana Júlia Almeida Rocha-
dc.date.accessioned2023-03-10T16:43:06Z-
dc.date.available2023-03-10T16:43:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1363-
dc.descriptionMonografia (Iniciação Científica em Enfermagem) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractA Síndrome de Down (SD) é um acometimento de caráter congênito, relacionado principalmente à trissiomia do cromossomo 21, com ocorrência em cerca de 90% dos casos. Fortemente influenciada pela idade materna e hereditariedade. As principais características de um portador de SD, são: olhos amendoados, nariz chato, pescoço encurtado, hipotonia muscular e desenvolvimento motor e intelectual mais lentos. Doenças como hipotiroidismo, demência e doenças cardíacas são altamente prevalentes nesse grupo. Apesar desses fatores e da ausência de uma sociedade equalitária, a pessoa sindrômica possui capacidades e potencialidades que podem ser desenvolvidas a partir de uma rede de apoio familiar, atenção em saúde adequada desde o nascimento e atendimento educacional de qualidade para a promoção de conhecimentos, habilidades, independência e sociabilidade. O objetivo desse estudo foi caracterizar os estímulos e a percepção dos profissionais atuantes na APAE ao portador de Síndrome de Down, além das consequências da pandemia sobre a qualidade de vida, saúde, aprendizagem e desenvolvimento dessa pessoa sindrômica. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, a ser desenvolvido por meio de questionário semiestruturado com profissionais da saúde atuantes na Associação Pais Amigos Excepcionais (APAE). Foi identificado pela análise das respostas obtidas no questionário aplicado que os portadores de Síndrome de Down atendidos pelos profissionais apresentam dificuldades relacionadas principalmente a deficiência intelectual, presença de comorbidades e socialização, havendo uma evolução em todos os aspectos conforme eram acompanhados na instituição. Por tanto, através do presente trabalho pode-se determinar que as pessoas com Síndrome de Down têm capacidades e potencialidades que podem e devem ser desenvolvidas com o apoio de uma rede de apoio bem configurada, composta por família, profissionais da educação e profissionais da saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectHabilidades Motoraspt_BR
dc.subjectTranstornos do Neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectQualidade de Vidapt_BR
dc.titleMonografia (Iniciação Científica em Enfermagem) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÍNDROME DE DOWN, DA DEPENDÊNCIA À AUTONOMIA.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica846,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.