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Título: Monografia (Iniciação Científica em Enfermagem) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
Autor(es): Silvério, Ana Júlia Almeida Rocha
Orientador(es): Saranholi, Taís Lopes
Palavras-chave: Síndrome de Down;Habilidades Motoras;Transtornos do Neurodesenvolvimento;Qualidade de Vida
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é um acometimento de caráter congênito, relacionado principalmente à trissiomia do cromossomo 21, com ocorrência em cerca de 90% dos casos. Fortemente influenciada pela idade materna e hereditariedade. As principais características de um portador de SD, são: olhos amendoados, nariz chato, pescoço encurtado, hipotonia muscular e desenvolvimento motor e intelectual mais lentos. Doenças como hipotiroidismo, demência e doenças cardíacas são altamente prevalentes nesse grupo. Apesar desses fatores e da ausência de uma sociedade equalitária, a pessoa sindrômica possui capacidades e potencialidades que podem ser desenvolvidas a partir de uma rede de apoio familiar, atenção em saúde adequada desde o nascimento e atendimento educacional de qualidade para a promoção de conhecimentos, habilidades, independência e sociabilidade. O objetivo desse estudo foi caracterizar os estímulos e a percepção dos profissionais atuantes na APAE ao portador de Síndrome de Down, além das consequências da pandemia sobre a qualidade de vida, saúde, aprendizagem e desenvolvimento dessa pessoa sindrômica. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, a ser desenvolvido por meio de questionário semiestruturado com profissionais da saúde atuantes na Associação Pais Amigos Excepcionais (APAE). Foi identificado pela análise das respostas obtidas no questionário aplicado que os portadores de Síndrome de Down atendidos pelos profissionais apresentam dificuldades relacionadas principalmente a deficiência intelectual, presença de comorbidades e socialização, havendo uma evolução em todos os aspectos conforme eram acompanhados na instituição. Por tanto, através do presente trabalho pode-se determinar que as pessoas com Síndrome de Down têm capacidades e potencialidades que podem e devem ser desenvolvidas com o apoio de uma rede de apoio bem configurada, composta por família, profissionais da educação e profissionais da saúde.
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Enfermagem) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1363
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