Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/136
Título: EFLUENTE DE BIODIGESTOR À BASE DE ESTERCO BOVINO NO MANEJO DE Meloidogyne javanica EM ALFACE AMERICANA ‘TAINÁ’
Autor(es): SILVA, ANDERSON LEMES FONTES DA
Orientador(es): Correia, Erika Cristina Souza da Silva
Palavras-chave: Lactuca sativa;Nematoide-das-galhas;Controle alternativo
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A alface é a hortaliça folhosa mais conhecida e consumida mundialmente, sendo cultivada em grande parte do mundo. No Brasil, o Estado de São Paulo ocupa o ranking de maior produtor e consumidor de hortaliças, sendo as regiões de Mogi das Cruzes e Campinas as que mais se destacam como produtoras de olerícolas folhosas. O parasitismo por nematoides do gênero Meloidogyne vem causando grandes perdas na produção de hortaliças. Perdas estas que já são estimadas da ordem de 14,6% nos países considerados subdesenvolvidos. Já em países desenvolvidos, esta perda é estimada em 12,3%. Sendo assim, a ocorrência de nematoides em áreas de produção agrícola exige o emprego de estratégias economicamente viável baseadas no controle cultural, biológico e genético. É importante ressaltar que o controle químico deve ser evitado no cultivo de hortaliças a fim de se evitar a ocorrência de resíduos tóxicos que comprometam a saúde dos consumidores. Dessa forma, este estudo tem como objetivo determinar a influência do efluente de biodigestor à base de esterco bovino na redução populacional de M. javanica em alface. O experimento foi conduzido em estufa utilizando-se um delineamento experimental inteiramente casualizado com cinco tratamentos e dez repetições, sendo cada parcela constituída de uma planta por vaso. A infestação do substrato foi realizada com 3.000 ovos e eventuais juvenis de segundo estágio do nematoide em teste por vaso. O tomateiro ‘Rutgers’ foi utilizado como padrão de viabilidade do inóculo. Pode-se constatar redução significativa do FR do nematoide na alface Tainá nas concentrações 15 e 20 mL do efluente em 100 mL de água. Nessas concentrações também foram observadas as menores médias do IG e IMO. Houve aumento linear de todas as características vegetativas da alface a medida que aumentou a concentração de efluente de biodigestor de esterco bovino. Essa tendência foi observada em todas as concentrações do efluente, sendo os maiores valores médios verificados na concentração de 20 mL diluídos em 100 mL de água destilada. Nesse contexto, M. javanica foi capaz de reduzir os parâmetros vegetativos da alface ‘Tainá’, o que indica que esta espécie de Meloidogyne pode ser considerada uma ameaça para a produção da alface em estudo e por isto, salienta-se a importância da identificação, monitoramento e redução da densidade populacional por meio de práticas fundamentadas no manejo integrado de nematoides.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica apresentado ao Unisagrado - Centro Universitário Sagrado Coração como parte dos requisitos da Iniciação científica. Orientação: Profa. Dra. Érika Cristina Souza da Silva Correia.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/136
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFLUENTE DE BIODIGESTOR À BASE DE ESTERCO BOVINO.pdfIniciação Cientifica756,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.