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Título: REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM UNIVERSITÁRIOS
Autor(es): MIMOSO, ISADORA MARTINI
MAIA, TÂNIA CARNEIRO
Orientador(es): Netto, Tatiana de Cássia Ramos
Palavras-chave: Habilidades sociais;Depressão;Sintomas depressivo;Universitários
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A depressão é uma das doenças que mais tem provocado sofrimento e afetado a qualidade de vida e de relações interpessoais dos indivíduos, essa realidade é muito encontrada no contexto da universidade. Considerando que as inter-relações sociais estão diretamente ligadas ao desenvolvimento e à funcionalidade das habilidades sociais, o repertório é destacado como um fator de proteção para a não manifestação de sintomas depressivos. Dessa forma a pesquisa apresenta um caráter quantitativo (utilizando-se de materiais comparativos bibliográficos e do software SPSS) e buscou investigar como as habilidades sociais e os sintomas depressivos se correlacionam em universitários, através de um levantamento de dados composto pela aplicação de um inventário de habilidades sociais (IHS-Del-Prette) e a aplicação da Escala Baptista de Depressão – Versão Adulto (EBADEP-A) em noventa e seis universitários matriculados em uma Instituição Privada de Nível Superior localizada no interior do Estado de São Paulo que estavam cursando Psicologia, sendo cinquenta e dois participantes do primeiro ano e quarenta e quatro do quinto ano da graduação. É importante ressaltar que a pesquisa levou em consideração todos os protocolos de proteção contra a contaminação de COVID-19. A análise estatística foi realizada através teste não-paramétrico de Mann-Whitney de amostras pareadas para comparar os valores obtidos nas avaliações. Os dados foram analisados pelo Software IBM® SPSS® Statistics Version 25, considerando p ≤ 0,05 como validez significativa. Como principais resultados foram destacados que tanto o primeiro ano quanto o quinto, em sua maioria, não apresentaram nenhuma sintomatologia depressiva, já em relação às habilidades sociais, o primeiro ano apresentou baixo repertório social em todas as categorias (escore geral, conversação assertiva, desenvoltura social, abordagem afetivo-sexual, expressão de sentimento positivo e autocontrole/enfrentamento), enquanto o quinto apresentou repertório variado. Quando correlacionadas as variantes, foi obtido o resultado de que apenas o escore geral de habilidades sociais, a desenvoltura social e a expressão de sentimento positivo foram estatisticamente relevantes aos sintomas depressivos. A partir disso conclui-se que a pesquisa é passível de replicabilidade e continuação das discussões trazidas visto que os assuntos de habilidades sociais e sintomas depressivos em universitários devem sempre estar em pauta em busca de intervenções e melhorias. Assim, compreende-se a importância de programas de prevenção de saúde mental e ampliação de repertório de habilidades sociais no ambiente universitário.
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Psicologia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1359
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