Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1339
Título: PATRIMÔNIO INDUSTRIAL DE JAHU: MAPEAMENTO E INVENTÁRIO COMO INSTRUMENTOS DE REFLEXÃO
Autor(es): PRATTI, NÁDIA APARECIDA
Orientador(es): Strabeli, Giovana Innocenti
Palavras-chave: Centro histórico;Inventário;Mapeamento;Vivacidade urbana;Patrimônio Industrial
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As cidades passam por inúmeras mudanças através do tempo, com isso, suas edificações tendem a se adequar ao contexto atual. O centro histórico de uma cidade é o seu coração: conta a vida e história de antigamente, além de possuir forte apelo sentimental na memória dos habitantes e, tendo em vista esses fatores, entende-se a importância de sua requalificação. A cidade de Jahu foi, durante muito tempo, um dos principais centros produtores de café do Estado de São Paulo e do país, seu centro histórico possui galpões que, antes, eram usados para a armazenagem do grão, além de mercados populares, casas, hospitais, igrejas e estação ferroviária. Desta forma, o presente estudo mapeou e inventariou as edificações industriais presentes no centro histórico da cidade, com o principal objetivo de incentivar uma futura reutilização segundo as necessidades da população. Para tal, foram empreendidas pesquisas exploratórias, descritivas e de campo, visando compor o referencial teórico, as formas de inventário de patrimônio apropriadas e identificar a localização desse grupo de edificações no centro da cidade. Espera-se com essa pesquisa promover a reflexão sobre a obsolescência do patrimônio e como eles podem contribuir para estimular novas dinâmicas urbanas sociais, econômicas, turísticas entre outras.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1339
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRIMÔNIO INDUSTRIAL DE JAHU.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.