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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Bruna | - |
dc.contributor.author | CARDOSO, ROBERTA DA COSTA | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T17:05:47Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T17:05:47Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1332 | - |
dc.description | Monografia (Iniciação Científica em Pedagogia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP | pt_BR |
dc.description.abstract | Lemle (2007) afirma que existem cinco capacidades necessárias à alfabetização. Já Luria (2014) destaca a importância das habilidades adquiridas culturalmente que contribuem ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Diante disso, acreditamos que a educação infantil tem função primordial no desenvolvimento das crianças, especialmente, na formação de tais capacidades e/ou habilidades no psiquismo infantil. Portanto, partimos da hipótese que a capacidade de simbolização, se desenvolvida de maneira efetiva a partir das experiências e/ou atividades na educação infantil, tem o potencial de criar bases sólidas para o processo de alfabetização. A presente pesquisa de iniciação científica tem como principal objetivo apresentar possibilidades didáticas para o desenvolvimento da capacidade de simbolização na criança de educação infantil, a partir dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto: a partir dos fundamentos teóricos da pedagogia histórico- crítica, da psicologia histórico-cultural, defendemos a função social da escola e do professor de educação infantil; apresentamos o conceito de símbolo, sua importância para a alfabetização, bem como pesquisas com proposições didáticas para desenvolver o simbolismo na criança; apresentamos e analisamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil à luz do enfoque histórico-crítico; por fim, apresentamos as aprendizagens esperadas para os alunos de educação infantil, além dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças pequenas, em seguida, selecionamos os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem relacionados à ideia de símbolo e pesquisamos jogos e brincadeiras como recursos didáticos para o desenvolvimento da capacidade de simbolismo na educação infantil e apresentamos as atividades em formato de planos de aula, elucidando como podem ser realizadas em sala de aula, de acordo com a faixa etária de foco deste trabalho, crianças de 4 a 5 anos. Por fim, à luz dos dados levantados concluímos a pesquisa expondo a importância da ideia de símbolo para a alfabetização e como ela pode ser desenvolvida por meio de jogos em brincadeiras na infância | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Simbolização | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.title | O SIMBOLISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA BNCC | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O SIMBOLISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | Trabalho de Iniciação Cientifica | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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