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dc.contributor.advisorCarvalho, Bruna-
dc.contributor.authorCARDOSO, ROBERTA DA COSTA-
dc.date.accessioned2023-03-07T17:05:47Z-
dc.date.available2023-03-07T17:05:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1332-
dc.descriptionMonografia (Iniciação Científica em Pedagogia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractLemle (2007) afirma que existem cinco capacidades necessárias à alfabetização. Já Luria (2014) destaca a importância das habilidades adquiridas culturalmente que contribuem ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Diante disso, acreditamos que a educação infantil tem função primordial no desenvolvimento das crianças, especialmente, na formação de tais capacidades e/ou habilidades no psiquismo infantil. Portanto, partimos da hipótese que a capacidade de simbolização, se desenvolvida de maneira efetiva a partir das experiências e/ou atividades na educação infantil, tem o potencial de criar bases sólidas para o processo de alfabetização. A presente pesquisa de iniciação científica tem como principal objetivo apresentar possibilidades didáticas para o desenvolvimento da capacidade de simbolização na criança de educação infantil, a partir dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto: a partir dos fundamentos teóricos da pedagogia histórico- crítica, da psicologia histórico-cultural, defendemos a função social da escola e do professor de educação infantil; apresentamos o conceito de símbolo, sua importância para a alfabetização, bem como pesquisas com proposições didáticas para desenvolver o simbolismo na criança; apresentamos e analisamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil à luz do enfoque histórico-crítico; por fim, apresentamos as aprendizagens esperadas para os alunos de educação infantil, além dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças pequenas, em seguida, selecionamos os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem relacionados à ideia de símbolo e pesquisamos jogos e brincadeiras como recursos didáticos para o desenvolvimento da capacidade de simbolismo na educação infantil e apresentamos as atividades em formato de planos de aula, elucidando como podem ser realizadas em sala de aula, de acordo com a faixa etária de foco deste trabalho, crianças de 4 a 5 anos. Por fim, à luz dos dados levantados concluímos a pesquisa expondo a importância da ideia de símbolo para a alfabetização e como ela pode ser desenvolvida por meio de jogos em brincadeiras na infânciapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectSimbolizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleO SIMBOLISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DA BNCCpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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