Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1322
Título: O CULTIVO DE SEMENTE DA AROEIRA DO SERTÃO (Myracrodruon urundeuva Allemão) COM SUBSTRATO E ADUBO ORGÂNICO
Autor(es): CORDEIRO, CHARLESTON ANDRADE
Orientador(es): Scoton, Edvaldo José
Silva, Pedro Bento da
Palavras-chave: Mudas;Viveiro;Compostagem;Adubo orgânico
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O projeto realizou o cultivo da semente da aroeira, uma espécie nativa e de grande importância por possuir uma madeira com alto teor de tanino e alta durabilidade. Entretanto, encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção, em consequência do uso em excesso feito pela construção civil e rural.A compostagem consiste em importante ferramenta para o tratamento da fraçãoorgânica dos resíduos sólidos, através do uso de tecnologias que processam osresíduos originados. Dentre os resíduos orgânicos, encontra-se os resíduos provenientes das estações de tratamento de esgoto. Diante da falta de cultivo da semente de aroeira, este trabalho tem por objetivo avaliar o desenvolvimento de mudas de aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva Allemão), utilizando composto de lodo de esgoto. Porém em decorrência da Pandemia de Covid-19, tornou-se inviável por questões de segurança a utilização do lodo de esgoto, sendo assim substituído por adubo orgânico. Os resultados apontam que as amostras que receberam a proporção de terra vegetal e esterco classificadas como T3 (vide tabela 1), ou seja 12,8 kg de terra vegetal, acrescida de 3,2 kg de esterco, tiveram um crescimento mais acentuado, apontando que o percentual de 20% de matéria orgânica apresentou os melhores resultados.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1322
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CULTIVO DE SEMENTE DA AROEIRA DO SERTÃO.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.