Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/131
Título: EFEITO DA DIETA DOS PACIENTES NA DEGRADAÇÃO DE FORÇAS DE ELÁSTICOS EM CADEIAS- ESTUDO IN VITRO
Autor(es): Veiga, Isabella Rodrigues Cavalcante
Orientador(es): Conti, Ana Cláudia de Castro Ferreira
Palavras-chave: Ortodontia;Látex;Força
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em avaliar a degradação de força de 2 marcas comerciais de elásticos corrente estéticos, imersos em substâncias com potencial de pigmentação. Materiais e métodos. Foram avaliados segmentos de elásticos corrente estético de força média com 6 elos das marcas Morelli e Orthometric, provenientes de embalagens seladas e dentro do prazo de validade. Os elásticos foram distendidos o dobro de seu comprimento, de acordo com a recomendação do fabricante, sendo que 50 segmentos de cada marca foram divididos em 5 grupos de 10 segmentos que foram imersos em 5 soluções diferentes sendo, saliva artificial, vinho tinto, café, coca-cola e açaí. Dessa forma, a força resultante da distensão desses segmentos de elásticos foi avaliada nos períodos logo após a distensão, 1, 3, 5, 7, 14, 21 e 28 dias após a imersão. A avaliação da força em gramas foi realizada por meio de um dinamômetro de precisão. Os resultados foram avaliados pelo teste ANOVA e teste de Tukey com nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que ambas as marcas comerciais apresentam degradação de força com o tempo, porém, em determinados tempos de avaliação ocorreu uma diferença estatisticamente significante entre as marcas comerciais denotando valores de força inferiores para o grupo de elásticos da Morelli. Somente quando os elásticos foram armazenados nas soluções contendo café e vinho tinto que nenhuma diferença entre as médias de força foi observada. A média de degradação de força após 28 dias foi cerca de 30%. Concluiu-se que independente da dieta do paciente os elásticos apresentam degradação de força após 28 dias enfatizando a necessidade de se mensurar as forças durante todo o tratamento ortodôntico com o intuito de otimizar a movimentação dentária.
Descrição: Monografia de iniciação científica do curso de Odontologia apresentada a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Unisagrado, sob orientação da Prof.ª Dra. Ana Cláudia de Castro Ferreira Conti.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/131
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFEITO DA DIETA DOS PACIENTES NA DEGRADAÇÃO.pdfIniciação Cientifica917,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.