Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1297
Título: HISTÓRIA EM LOUCURA: O APAGAMENTO HISTÓRICO DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO BANUTH NA CIDADE DE BAURU
Autor(es): PEROTTA, LUCIANE DUARTE
Orientador(es): Arielo, Flávia Santos
Palavras-chave: Bauru;Hospital Banuth;história da loucura;Jornal
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A presente pesquisa visou investigar o percurso histórico da criação e desmantelamento dos manicômios no Brasil, destacando em especial o papel da luta antimanicomial em Bauru, cidade que encabeçou o relevante início dessa luta. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi realizar o levantamento histórico de um dos mais famosos hospitais psiquiátricos da região de Bauru, que ficou conhecido popularmente por “Banuth”. Intentou-se, portanto, compreender historicamente como essa instituição se relaciona com a cidade e porque há poucas fontes de acesso para a sua própria história. Considerando a inserção do periódico o Jornal O Estado de São Paulo como fonte documental e acréscimo de informações importantes para esta pesquisa, na análise das edições entre os períodos do ano de 1968 a 2000, disponível no acervo online de acesso gratuito. A pesquisa disponibiliza prováveis datas da abertura e fechamento do Instituto de Psiquiatria de Bauru, mais conhecido como “Banuth”, de acordo com os periódicos analisados, bem como importantes evidências e características retratadas sobre este Hospital na História local. A fonte periódica digital contribuiu como fonte histórica na análise e construção dos eventos históricos do objeto em pesquisa. Uma breve história da psiquiatria está contextualizada nesse relatório para melhor compreensão de sua trajetória. Foram abordadas as manifestações de repúdio ao tratamento desumano perpetrado aos doentes mentais no Instituto de Psiquiatria de Bauru, que como as demais instituições no Brasil, a partir da década de 1970, contribuíram com inúmeros manifestos da luta antimanicomial que se espalharam país afora. E, por fim, acrescentamos as imagens do periódico local o Jornal Diário de Bauru, para confrontar as informações obtidas para análise das respectivas fontes. Os resultados reforçam a importância dos jornais como fonte de conhecimento e problematizações em torno das questões levantadas.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1297
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HISTÓRIA EM LOUCURA.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.