Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1294
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(es): RODRIGUES, ORLANDA DIAS
Orientador(es): Pinto, Eliane Aparecida Toledo
Palavras-chave: Gestão democrática;democracia;educação;contexto escolar
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As pesquisas têm comprovado que a questão democrática nas escolas ainda é algo que não atingiu o resultado desejado. Embora vivamos em uma sociedade legalmente democrática, garantida pela Constituição de 1988, quando se trata desta na prática escolar, esbarra-se com muitas situações deficitárias no que tange a efetivação democrática. Muitos gestores ainda não conseguem fazer uma aplicabilidade democrática de forma efetiva, que possibilite a participação de toda a comunidade escolar na tomada das decisões e envolvimento da vida escolar, de forma abrangente. Diante do exposto, constitui-se como objetivo geral desta pesquisa analisar as produções acadêmicas sobre a gestão democrática nas escolas da educação básica e sua relação com a função do gestor escolar. Para tanto, foi realizado o levantamento bibliográfico com os seguintes descritores: “Gestão democrática AND Qualidade da Educação”; “Gestão democrática AND Escola Pública” e Gestão Democrática AND Gestor. E para afunilar a busca utilizou-se também a junção das palavras: “Gestão democrática AND Educação AND Qualidade da Educação AND Escola Pública” e “Gestão democrática AND Educação AND Qualidade da Educação AND Escola Pública AND gestor”. Foram analisados 44 trabalhos, sendo 22 publicações na Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e 22 na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As análises contribuíram na discussão sobre gestão democrática, papel do gestor e educação de qualidade, bem como os desafios da gestão democrática na escola e também os caminhos possíveis para a sua efetivação. Os temas aqui apresentados não findam nossa discussão acerca da gestão democrática, mas emergem como tentativa de se (re)pensar os caminhos para uma educação de qualidade pautada no trabalho em equipe e na participação de todos os envolvidos na comunidade escolar.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1294
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.