Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/128
Título: DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL
Autor(es): BERNARDO, PAULO HENRIQUE MALDONADO
Orientador(es): Munhoz, Fabiana Costa
Palavras-chave: Bueiros;Boca de Lobo;Resíduos
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: De acordo com Nakamura (2011), “bocas de lobo são dispositivos em forma de caixas coletoras construídas em alvenaria”. É parte integrante e importante do sistema de galerias que captam a água da chuva e a direciona para os rios. Mas infelizmente não é só água que passa por essas bocas de lobo. Muito lixo é descartado nesses lugares e também são trazidos pela água. Além de ser levado aos rios e causar muita poluição, esse lixo se acumula nas bocas de lobos e causam grandes estragos quando impedem que a água da chuva siga seu caminho esperado. Nakamura (2011) ainda afirma que para ajudar a reter estes resíduos, sejam colocadas grelhas. Entretanto, em muitas cidades há furtos destas grelhas por serem de materiais metálicos que são de fácil comercialização. Outra opção é a adoção de medidas públicas, como o Projeto Boca de Lobo não é lixeira, implantado em Bauru, com a finalidade de realizar operações de limpeza em bocas de lobo, chegando a retirar 10m³ de um único bueiro. Se baseando nesta problemática, este trabalho realizou uma análise exploratória e aplicada no intuito de verificar as opções de bueiros inteligentes disponíveis no mercado, seu custo e a possibilidade de implantação na cidade de Bauru que sofre muito com a quantidade de resíduos que vai para a rede de águas pluviais.
Descrição: Monografia apresentada pelo aluno Paulo Henrique Maldonado Bernardo ao Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO sob orientação da Professora Mestre Fabiana Costa Munhoz.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/128
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRENAGEM URBANA SUSTENTÁVEL.pdfIniciação Cientifica850,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.