Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1272
Título: DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE SANGRA D’ÁGUA (Croton urucurana) SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SUBSTRATOS
Autor(es): GIMENES, VINÍCIUS AUGUSTO
Orientador(es): Scoton, Edvaldo José
Palavras-chave: Bioma do Cerrado;Degradação;Espécies Nativas;Mudas
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Por conta de sua grande extensão e diversidade biológica, o Cerrado é considerado um hotspot, termo que se refere ao conjunto de áreas do planeta com alta biodiversidade e que se encontram ameaçadas, carecendo de maiores atenções a fim de manter a sua preservação. Apesar de estimativas apontarem a presença de cerca de 199 espécies de mamíferos, 864 de aves, 180 de répteis, 210 de anfíbios e 1200 de peixes, somando 2.653 espécies de animais vertebrados, ficando somente atrás da Amazônia e da Mata Atlântica em questão de biodiversidade, o cerrado possui um dos níveis mais baixos de proteção, cerca apenas 8% (Myers, N. 1988). Dentre as ameaças que o bioma enfrenta na atualidade, estão presentes as práticas agrícolas que incluem o uso extensivo de fertilizantes e calcário (Müller, 2003), os quais poluem córregos e rios, o amplo uso de gramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial à biodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dos ecossistemas. Este projeto teve como objetivo avaliar a germinação de sementes da espécie croton urucurana (sangra d’água), submetidas a diferentes tipos de quebra de dormência e desenvolvimento utilizando diferentes tipos de composição de nutrientes no solo, afim de utilizar as mudas obtidas para reparação de áreas degradadas do Cerrado. Foi possível observar importantes constatações a respeito do desenvolvimento das mudas de espécies florestais, diferentes de mudas não-florestais, elas não necessitam de grandes adições de compostos para que alcacem sucesso germinativo, pois na natureza, elas estão a merce das condições do ambiente, sendo assim, não tem tantas necessidades especiais para que germinem, em casos de grande concentração como foi observado, pode até atrapalhar seu desenvolvimento.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1272
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE SANGRA.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.