Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/127
Título: DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO MIGRATÓRIA MÉXICO- ESTADOS UNIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES
Autor(es): BÔSCOA, THATIANE GABRIELLE
Orientador(es): Souza, Fábio José de
Palavras-chave: Crianças;Direitos fundamentais;Estados Unidos;México;Migração
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar, descrever e discutir os impactos das decisões estadunidenses em relação a migração mexicana, tendo como enfoque as crianças envolvidas no conflito e como essas deliberações influenciam nos Direitos Fundamentais das mesmas. Desse modo, a partir do levantamento histórico, buscou-se compreender os motivos sociais e econômicos para a imigração mexicana, analisadas sob as teorias de migração internacional, bem como a análise das medidas empregadas pelos governos norte-americanos ao longo dos anos, as quais objetivavam a melhoria da intensa e antiga questão migratória que tangencia até a contemporaneidade os Estados Unidos. Ademais, foi apresentada e averiguada a Política de Tolerância zero que, sob administração do republicano Donald Trump, separou crianças de seus pais. Complementarmente, avaliou-se como essa ocorrência se contrapõe diretamente com os Tratados e Convenções Internacionais explicitados ao longo da pesquisa, como a Declaração dos Direitos das Crianças (1959), a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Para que tais resultados fossem obtidos, utilizou-se a metodologia de caráter qualitativo, a partir de pesquisas bibliográficas em fontes primárias e secundárias e de uma intensa revisão de literatura, assim sendo possível a discussão acerca das consequências práticas das políticas anti-imigratórias estadunidenses e suas relações com os direitos concernidos às crianças mexicanas.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do Curso de Relações Internacionais apresentada ao Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Centro Universitário Sagrado Coração. Orientador: Prof. M.e Fábio José de Souza.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/127
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS.pdfIniciação Cientifica785,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.