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Título: COMPARATIVO DAS PRÁTICAS E ESTILOS PARENTAIS DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM DOIS MUNICÍPIOS DO INTERIOR PAULISTA
Autor(es): CAPONI, CARLOS GUILHERME
Orientador(es): Lourencetti, Luiz Antonio
Palavras-chave: Relações parentais;Urbanização;Primeira Infância;Práticas parentais;Cuidados parentais
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este estudo partiu de questionamentos relativos há influências da urbanização nas práticas parentais de pais de crianças de dois municípios de diferentes tamanhos. As práticas parentais relacionam-se com aprendizados considerados moralmente e socialmente corretos por cada arranjo familiar, por meio de experiências e crenças familiares ensinadas para crianças durante seu desenvolvimento. A importância de se pesquisar sobre as práticas parentais durante a infância em instituições públicas como a creche, permite que o estudo sirva como meio para identificação de fatores de proteção (desenvolvimento de empatia, das habilidades sociais, da prevenção contra depressão e estresse e até mesmo no desenvolvimento da linguagem escrita) para subsidiar possíveis intervenções nesse contexto específico, sendo possível comparar estatisticamente e ter uma breve noção de como a diferença no tamanho entre cidades pode influenciar nesse aspecto relacionado a urbanização. Neste sentido, objetivou-se avaliar as práticas e estilos parentais de responsáveis por crianças de 2 a 5 anos, nos municípios de Itaju e Bauru, localizados no interior do estado de São Paulo, observando influências de variáveis relacionadas a aspectos urbanos e do porte do município. Participaram do estudo 44 pais e/ou responsáveis, sendo 20 no município de Bauru e 24 no município de Itaju, que responderam a três instrumentos, sendo eles o IEP – Inventário de Estilos Parentais (adaptado), a E-CPPC – Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado, instrumento que auxiliam uma compreensão acerca do estilo parental instalado no arranjo familiar, acompanhado de um Questionário de caracterização, com itens relacionados à urbanização, para identificar o contexto em que a família está inserida, através de perguntas como composição familiar, escolaridade, atual profissão, renda familiar, etc., bem como a identificação de práticas de cuidado dos pais/cuidadores. A análise dos dados provenientes do IEP (adaptado) e E-CPPC seguiram as instruções de correção dos instrumentos, sendo esses dados interpretados e contextualizados a partir das respostas ao Questionário de caracterização, e analisados por meio análise estatística descritiva e inferencial das respostas às questões do instrumento, explorando quantitativamente as frequências absoluta e relativa de respostas de modo a descrever e explorar as eventuais variáveis presentes relacionadas às práticas e estilos parentais. Conclui-se que houveram poucas diferenças considerando as variáveis urbanas e práticas parentais, como a caracterização dos participantes, uso de serviços e espaços culturais e de lazer que o município possibilita possuir.
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Psicologia) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1252
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