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dc.contributor.advisorFeitosa, Lourdes Madalena Gazarini Conde-
dc.contributor.authorGrassi, Denilson Lucas-
dc.date.accessioned2023-02-27T16:35:15Z-
dc.date.available2023-02-27T16:35:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1226-
dc.descriptionMonografia (Iniciação Científica em História) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tratou das questões sociais da Arqueologia Pública no Brasil e seu papel na publicização do conhecimento arqueológico para a sociedade, precisamente após o fim do regime militar, em 1985. A discussão apresentou os aspectos teóricos e experiências metodológicas da subárea da Arqueologia, buscando enaltecer a importância da educação patrimonial, a preservação do patrimônio histórico e a atuação comunitária nos projetos arqueológicos. A metodologia é de caráter descritivo, qualitativo, baseado no levantamento bibliográfico de artigos científicos que investigaram as experiências e ferramentas sociais da prática arqueológica pública, cujas problemáticas se direcionaram para os desafios circundados pelas possibilidades educacionais e da Arqueologia Pública no contexto capitalista. Um dos focos da análise foi a Revista de Arqueologia Pública, da Universidade Estadual de Campinas. Foi feito uma seleção dos artigos mais recentes sobre o tema, publicados entre 2016 e 2020. O propósito da investigação concentrou-se em analisar as singulares e reivindicações das comunidades nas quais os arqueólogos interagem e as atividades de ação educativa realizadas na recuperação das memórias locais, no fortalecimento das identidades e na preservação e conservação do patrimônio cultural. Nesse sentido, a pesquisa justifica-se pela importância em ampliar os estudos sobre os aspectos sociais da Arqueologia Pública.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectArqueologia Públicapt_BR
dc.subjectpreservaçãopt_BR
dc.subjectidentidade culturalpt_BR
dc.subjecteducação patrimonialpt_BR
dc.titleARQUEOLOGIA PÚBLICA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE SUAS PRÁTICAS SOCIAIS E POSSIBILIDADES EDUCACIONAISpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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