Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBukvic, Gill-
dc.contributor.authorCALIXTO, GIOVANNI SEMENSATO-
dc.date.accessioned2023-02-27T16:18:56Z-
dc.date.available2023-02-27T16:18:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1225-
dc.descriptionMonografia (Iniciação Científica em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractA energia eletrostática pode ser definida pela diferença de potencial entre duas cargas, uma carregada positivamente e outra negativamente, expondo diversos fenômenos físicos e naturais presentes no cotidiano dos seres vivos. Um dos casos é o famoso “choque” que ocorre frequentemente em invernos ou em tempos secos, ao receber o contato de uma outra pessoa. Isto ocorre devido aos acessórios e vestimentas utilizadas pelos indivíduos nestas épocas do ano que acabam estimulando um evento conhecido como eletrização por atrito, ocorrendo através da fricção entre peças de lã e peças metálicas com pessoas que estejam as utilizando durante o inverno, em tempos secos e ao tomar banho. Em tempos secos é possível ocorrer esta mesma descarga ocasionada pela ausência de umidade no ar, fazendo com que as cargas se acumulem cada vez mais e se descarreguem ao encostar nos carros, em outras pessoas e em outros materiais isolantes no geral. O presente trabalho teve como principal objetivo o redirecionamento da energia estática gerada pelo ambiente em colaboração com os fenômenos que já ocorrem usualmente sem interferência humana, destacando a ação da energia estática nos veículos automotores que estão constantemente produzindo este tipo de energia. Um mecanismo de captação e distribuição de energia foi aplicado em um veiculo de escala 1:14, porém, a energia gerada não foi suficiente para acender um led, sugerindo que melhorias deverão ser realizadas em um trabalho futuro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEletrostáticapt_BR
dc.subjectEletrização por atritopt_BR
dc.subjectFricçãopt_BR
dc.subjectDiferença de potencialpt_BR
dc.subjectCargas positivas e negativaspt_BR
dc.titleAPROVEITAMENTO DA ENERGIA ELETROSTÁTICA PELA ELETRIZAÇÃO POR ATRITO EM VEÍCULOS AUTOMOTORES COM MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE E VARIÁVELpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APROVEITAMENTO DA ENERGIA ELETROSTÁTICA PELA ELETRIZAÇÃO.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica785,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.