Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1224
Título: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE PARASITOLOGIA HUMANA: UM PROJETO PILOTO PARA CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE
Autor(es): CARVALHO, THALIA GREGÓRIO
Orientador(es): David, Érica Boarato
Palavras-chave: Metodologias ativas;Parasitologia;Inovação
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O presente projeto de pesquisa teve como objetivo analisar e comparar as notas das provas e atividades de alunos que serão submetidos a metodologias de ensino diferentes, além disso, refletir acerca dos resultados obtidos pelos próprios alunos na disciplina de parasitologia humana. Foram analisados 93 alunos de duas turmas no período de agosto a dezembro de 2021, submetidos a metodologias de ensino diferentes. Sendo assim, na turma de enfermagem (turma 1), os alunos receberam previamente os slides da aula gravada, ao contrário dos alunos de biomedicina (turma 2), que não tiveram acesso ao slide da aula gravada. Considerando a turma 1, composta por 33 alunos, foi identificado que na P1 90,9% dos alunos atingiram nota ≥ 5, enquanto 66,6% conseguiram notas ≥ 7. Já na P2 84,8% dos alunos conseguiram atingir notas ≥ 5 e 69,6% alcançaram notas ≥ 7. No trabalho de “outros” 84,8% ficaram com notas ≥ 5 e 7. A atividade prévia foi onde os alunos obtiveram maiores resultados, 100% ≥ 5 e 96,9% ≥ 7. Já com relação a turma 2, era composta por 60 alunos que não tiveram acesso prévio aos slides da aula gravada, temos que na P1, 91,6% dos alunos atingiram nota ≥ 5, enquanto 70% conseguiram notas ≥ 7. Já na P2, 95% dos alunos conseguiram atingir notas ≥ 5 e 75% alcançaram notas ≥ 7. No trabalho de “outros”, 81,6% ficaram com notas ≥ 5 e 7. A atividade prévia foi onde os alunos obtiveram maiores resultados, sendo eles 98,3% ≥ 5 e 96,6% ≥ 7. As atividades prévias de ambas as turmas foram baseadas em casos clínicos “situações” problemas referente ao parasito que seria estudado na aula. Essas situações problemas tinham o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade sobre o assunto que seria abordado na aula para maior fixação do conhecimento. Embora as duas turmas tenham apresentado desempenho muito semelhantes nas provas e nas atividades, vários estudos têm demostrado a necessidade de incorporar metodologias inovadoras no ensino dos profissionais de Saúde, a fim de promover a formação de um profissional com o perfil delineado que atende as demandas do SUS e da sociedade contemporânea.
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Ciências Biológicas Licenciatura) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1224
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica508,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.