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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1211
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Selma Ferreira De Oliveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, YNGRID SUELEN APARECIDA DA | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-25T11:16:23Z | - |
dc.date.available | 2023-02-25T11:16:23Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1211 | - |
dc.description | Monografia (Iniciação Científica em Iniciação Científica) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo busca apresentar uma investigação sobre a importância do letramento digital como condição para a inclusão social do aluno jovem e adulto, articulando aos conceitos de Paulo Freire sobre liberdade, autonomia e cultura. Os objetivos específicos do estudo consistiram em investigar as possibilidades de inclusão social por meio do letramento digital e inclusão social, investigar a exclusão da cultura digital de jovens e adultos em razão do analfabetismo, conceber a tecnologia como um recurso de linguagem, disseminador de culturas e compreender o papel da escola no processo de inserção do aluno jovem e adulto na cultura digital. Neste estudo concebe-se que alfabetizar e letrar jovens e adultos é um propósito excelente, porém não é suficiente para as demandas da sociedade atual pois, ainda que sejam alfabetizados e letrados, os alunos jovens e adultos permaneceriam excluídos do processo de letramento digital, comprometendo a atuação para a cidadania. Trata-se de um estudo teórico-conceitual, de caráter qualitativo, realizado por meio da pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de livros e artigos que abordam a temática. A análise dos dados bibliográficos foi realizada a partir do método materialista histórico-dialético para discutir os aspectos contraditórios da formação ofertada na educação de jovens e adultos e os conhecimentos exigidos socialmente. O estudo permitiu chegar ao resultado de que a falta de acesso ao conhecimento e funcionamento da tecnologia no contexto escolar não é aleatória, uma vez que reflete a cultura disseminada socialmente de que nem todos precisam ter as mesmas oportunidades de formação, compactuando com a perpetuação da exploração da classe trabalhadora e marginalização de uma parte da população para promoção da competitividade entre os sujeitos e manter os anseios do capitalismo em fazer o mínimo e obter o máximo de retorno dos sujeitos em forma de lucro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento digital na educação de jovens e adultos como condição para a inclusão social | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Alfabetização e letramento digital.pdf | Trabalho de Iniciação Cientifica | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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