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dc.contributor.advisorRibeiro, Selma Ferreira De Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, YNGRID SUELEN APARECIDA DA-
dc.date.accessioned2023-02-25T11:16:23Z-
dc.date.available2023-02-25T11:16:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1211-
dc.descriptionMonografia (Iniciação Científica em Iniciação Científica) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca apresentar uma investigação sobre a importância do letramento digital como condição para a inclusão social do aluno jovem e adulto, articulando aos conceitos de Paulo Freire sobre liberdade, autonomia e cultura. Os objetivos específicos do estudo consistiram em investigar as possibilidades de inclusão social por meio do letramento digital e inclusão social, investigar a exclusão da cultura digital de jovens e adultos em razão do analfabetismo, conceber a tecnologia como um recurso de linguagem, disseminador de culturas e compreender o papel da escola no processo de inserção do aluno jovem e adulto na cultura digital. Neste estudo concebe-se que alfabetizar e letrar jovens e adultos é um propósito excelente, porém não é suficiente para as demandas da sociedade atual pois, ainda que sejam alfabetizados e letrados, os alunos jovens e adultos permaneceriam excluídos do processo de letramento digital, comprometendo a atuação para a cidadania. Trata-se de um estudo teórico-conceitual, de caráter qualitativo, realizado por meio da pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de livros e artigos que abordam a temática. A análise dos dados bibliográficos foi realizada a partir do método materialista histórico-dialético para discutir os aspectos contraditórios da formação ofertada na educação de jovens e adultos e os conhecimentos exigidos socialmente. O estudo permitiu chegar ao resultado de que a falta de acesso ao conhecimento e funcionamento da tecnologia no contexto escolar não é aleatória, uma vez que reflete a cultura disseminada socialmente de que nem todos precisam ter as mesmas oportunidades de formação, compactuando com a perpetuação da exploração da classe trabalhadora e marginalização de uma parte da população para promoção da competitividade entre os sujeitos e manter os anseios do capitalismo em fazer o mínimo e obter o máximo de retorno dos sujeitos em forma de lucro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento digital na educação de jovens e adultos como condição para a inclusão socialpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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