Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1196
Título: A (RE) CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA LEITURA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DO ALUNO
Autor(es): TAVARES, ALESSANDRA CRISTINA VALOTT
Orientador(es): Faria, Patricia Aparecida Gonçalves de
Palavras-chave: Língua Portuguesa;História da Educação;Cidadão crítico
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar os significativos e desafiadores avanços que ocorreram na História da Educação, principalmente no que se refere à sua forma de inserção na Política Social da Educação com foco para o ensino Língua Portuguesa. Nesse sentido, a pesquisa “A (re) construção da trajetória educacional no Brasil: uma leitura do ensino de Língua Portuguesa como instrumento de transformação e formação do aluno” almejou resgatar o percurso histórico do ensino da educação no Brasil, desde os primórdios, passando pelas Leis de Diretrizes e Bases até chegarmos na BNCC, a fim de mostrar como aconteceu, efetivamente, o percurso educacional em prol da formação do cidadão consciente e crítico. No entanto, pretendemos, ainda, ao trilhar a análise pedagógica diacrônica, compreender como as diversas reformas governamentais, que ocorrem há séculos, muitas vezes sem discussão efetiva, impactaram e impactam o ensino de Língua Portuguesa, que na maioria das vezes, foi alicerçado apenas no ensino da gramática normativa o que, por sua vez, ocasionou e ocasiona uma total e completa falta de habilidade no uso da própria língua materna, gerando assim, um problema de inadequação constante em seu uso trazendo, consequentemente, sérios problemas como cidadãos, que estão inseridos em uma sociedade desigual. Partimos para um levantamento dessa trajetória histórica, a fim de compreender como se deu esse processo no âmbito educacional com foco no ensino de Língua Portuguesa, e como esse processo impactou a educação, se de forma positiva ou negativa, e a formação desse cidadão para a sociedade de sua época. Ainda neste projeto tentamos expor todas as fragilidades, lacunas, avanços e conquistas da educação no Brasil ao longo de décadas até os dias de hoje, e, como a língua portuguesa se faz necessária para essa construção, e que tipo de formação conseguimos alcançar com a língua ministrada da forma como foi até o presente momento em nosso país, ás vezes, com mínimos recursos, muitas mudanças ao longo do percurso, com projetos que se perderam com o tempo, e a falta de efetiva continuidade e de um bom e eficaz sistema progressivo educativo.
Descrição: Monografia (Iniciação Científica em Letras Inglês - Licenciatura) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1196
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A (RE) CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA.pdfTrabalho de Iniciação Cientifica815,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.