Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1166
Título: UMA DISCUSSÃO SOBRE O CAPACITISMO NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
Autor(es): EVARISTO, JOÃO GUILHERME SANCHES
Orientador(es): Cara, Nirave Reigota
Palavras-chave: Capacitismo;Causas sociais;Pessoas com deficiência;Publicidade brasileira;Representatividade
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Na atualidade causas sociais vêm tomando um importante papel na sociedade em geral, as chamadas minorias sociais vêm sendo encaradas com mais atenção e cuidado, e na publicidade, notáveis tentativas da inclusão dos mais diversos grupos, vêm sendo observada cada vez mais. Em relação às pessoas com deficiência percebe-se uma crescente aparição em publicidades e propagandas, porém essa crescente se mostra longe de alcançar a representação real desse grupo. Nesse contexto, esta pesquisa buscou compreender esse fenômeno e suas causas e consequências, e para isso foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, para contextualizar a relação do marketing e das causas sociais, e para contextualizar também o capacitismo. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória para identificar anúncios de interesse para o tema da pesquisa, para finalizar, foi efetuada uma pesquisa descritiva, que analisou cinco peças publicitárias pertinentes ao tema, nesta etapa constatou-se que há indícios de ideias capacitistas na publicidade brasileira, assim como há bons exemplos de inclusão de pessoas com deficiência na publicidade. Ainda nesta etapa, constatou-se que apesar de uma parcela do público ainda propagar a desinformação e o preconceito, há também aqueles que valorizam as marcas que atuam de maneira eficiente no combate do preconceito em relação as pessoas com deficiência.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1166
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UMA DISCUSSÃO SOBRE O CAPACITISMO NA PUBLICIDADE BRASILEIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.