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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Calabria, Marcela Pagani | - |
dc.contributor.author | SELANI, VITÓRIA PIASENTINE | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T16:14:08Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T16:14:08Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/110 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Comissão de Pesquisa do Centro Universitário Sagrado Coração Orientador(a): Profa. Dra. Luciana Lourenço Ribeiro Vitor Coorientador(a): Profa. Dra. Marcela Pagani Calabria | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa revisão de escopo objetivou analisar a literatura sobre o impacto de programas de educação em saúde bucal no conhecimento em saúde bucal de crianças e adolescentes. Em termos da questão de pesquisa, o modelo PCC (População, Conceito, Contexto) foi P – crianças e adolescentes; C –educação C – saúde bucal. Esta revisão verificou os estudos sobre educação em saúde bucal de crianças e adolescentes, nos últimos 5 anos, nas bases de dados Pubmed e Web of Science. Foram incluídos estudos experimentais e epidemiológicos in vivo: clínico randomizados, clínicos não randomizados, quase-experimental, antes-depois, coorte prospectivo e retrospectivo, caso-controle, e observacionais em crianças, que verificaram o conhecimento em saúde bucal de crianças e adolescentes. Foram excluídos os estudos sobre conhecimento em saúde bucal de crianças com necessidades especiais e os estudos in vitro, qualitativos, relatos de caso, série de casos, de revisão, protocolos de estudos e resumos de conferência. A estratégia de busca incluiu os seguintes termos: “children” or “adolescent”; “oral health education”. Os estudos foram verificados quanto a duplicidade no software Rayyan. A busca nas bases de dados retornou 1350 referências (Pubmed=275; Web of Science=1075). Após a exclusão dos duplicados, restaram 1190 artigos e procedeu-se a leitura do texto e resumo no software Rayyan. Após essa etapa, excluiu-se 1138 artigos, totalizando 52 para leitura completa do texto. Doze artigos foram excluídos, incluindo-se 40 artigos na revisão de escopo. Todos os estudos relataram uma melhora após a aplicação dos programas de educação em saúde bucal, independente da metodologia e do modo presencial ou guiado pela tecnologia. Baseando-se nesse resultado, criou-se atividades motivadoras, online por meio de vídeos explicativos, sobre os temas: cárie dentária, escovação dentária e importância do flúor para a saúde bucal. Os programas de educação em saúde bucal tanto no modo presencial quanto guiado pela tecnologia impactaram positivamente o conhecimento em saúde bucal de crianças e adolescentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Odontopediatria | pt_BR |
dc.title | CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES | Iniciação Cientifica | 907,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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