Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFanton, Cássia de Souza Pardo-
dc.contributor.authorAlmeida, Alicia Alves de-
dc.contributor.authorFanton, Cássia de Souza Pardo-
dc.date.accessioned2022-04-11T15:49:13Z-
dc.date.available2022-04-11T15:49:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/108-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Programa Voluntário de Iniciação Científica do Centro Universitário UNISAGRADO, como parte integrante da Iniciação Científica, sob orientação da Profa. Ma. Cássia de Souza Pardo-Fanton.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa cujo tema é o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o uso da comunicação não violenta no âmbito escolar, tem como intenção propor a noção das habilidades socioemocionais e seu desenvolvimento por meio da perspectiva da comunicação não-violenta no processo educacional infantil, com fundamentação na Base Nacional Comum Curricular. Dessa forma, tem como objetivo principal apresentar as contribuições do uso da Comunicação Não-Violenta nas abordagens de ensino da educação infantil. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível ampliar a análise sobre o tema, reconhecendo a importância dos conhecimentos teórico-prático da Comunicação Não-Violenta na proposta de uma educação contextualizada. O papel do educador, bem como os desafios e as possibilidades foram apresentados e discutidos também. Como resultados, foram apresentadas sugestões pedagógicas de acordo com a BNCC, utilizando como base a Comunicação Não-Violenta dentro do contexto da sala de aula, visando auxiliar nos impasses enfrentados na profissão de educar, pensando em uma formação transformadora e integral. Concluímos que aplicar a abordagem Comunicativa Não-Violenta baseando-se em práticas sociointeracionistas é possível realizar atividades previstas pela BNCC e que auxiliem o professor a solucionar possíveis desafios em sala de aula, no entanto, pesquisas que apliquem as atividades no contexto escolar verificando, assim, a aplicabilidade desta proposta são fundamentais para sua validação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectComunicação Não-Violentapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectHabilidade Socioemocionalpt_BR
dc.titleCOMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONALpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONALIniciação Cientifica691,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.