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Título: COMPORTAMENTO DE CONSUMO NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA E SUAS IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS PELA ÓTICA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Autor(es): NOZOR, LETÍCIA
Orientador(es): Lourencetti, Luiz Antonio
Palavras-chave: Comportamento de consumo;Sociedade Pós Moderna;Pesquisa conversacional;Consumo compulsivo
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O chamado capitalismo pós-moderno cria um processo de mercantilização de todos os âmbitos da vida do indivíduo em prol da promoção de conforto e satisfação, gerando uma dinâmica intensa de consumo não somente dos produtos, mas também da imagem que possui o produto, esse consumo passa do estágio de sobrevivência podendo se tornar uma compulsão. Diante da contextualização oferecida, buscou-se explorar as variáveis relacionadas ao comportamento de consumo na pós-modernidade. Para tanto, empreendeu um delineamento de abordagem quali-quantitativa, natureza básica e finalidade exploratória, para a descrição de quais reforçadores estão associados ao comportamento de consumo, das implicações psicológicas resultantes desse comportamento, bem como observar as eventuais diferenças dessas variáveis entre duas gerações do gênero feminino por meio de pesquisas conversacionais e aplicação de uma escala para compras compulsivas. A amostra do estudo foi composta por dez participantes do gênero feminino, sendo cinco com idade entre 18 e 25 anos, e cinco entre 60 e 75 anos. As participantes foram submetidas a sessões de entrevistas a fim de compreender, através do relato verbal, como se dá a relação com o comportamento de consumo. Nas entrevistas foram abordados temas relacionados a hábitos de consumo, moda, beleza, compras, experiências de compras, dentre outros. Além das entrevistas, as participantes responderam à Escala Richmond para Compras Compulsivas, uma escala que visa avaliar o comportamento compulsivo e possibilita a compreensão do meio que o indivíduo está inserido, a fim de compreender como se dá as dinâmicas de consumo deste indivíduo. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, de modo a explorar as eventuais variáveis que influenciam o comportamento de consumo das participantes. Através da pesquisa, foi possível compreender quais as particularidades que levam as participantes a consumirem, e algumas implicações psicossociais que o consumo traz, além disso, essas variáveis foram comparadas em duas gerações do gênero feminino. Conclui-se que a forma que o indivíduo consome, está atrelado ao contexto social que ele está inserido, ao se vivenciar uma sociedade do consumo, na qual a necessidade de consumo se renova constantemente, é gerado sofrimento, o que leva a uma discussão sobre viabilidade da presente sociedade.
Descrição: Monografia apresentada ao Centro Universitário Sagrado Coração, como requisito final do Programa institucional de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação do UNISAGRADO – 2020/2021, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Antonio Lourencetti
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/107
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